Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2016

-MINHA VIDA NO GRUPO ESCOLAR-

(Auto-Biografia)


Aprendendo a Ser  Gente !!!

Em 1964 , aos meus  7 Anos de Idade, os Meus Pais :- Sr. Emidio Claudio e Sra. Ricardina Fernandes Cláudio, me colocaram para Estudar no : -
Grupo Escolar " Dr. Alvaro Guião", no Municipio de Andradina-Sp. Para Começar a Minha Alfabetização, no 1° Ano do Grupo Escolar. A Minha
Primeira Professora foi a Sra. ROSINE QUEIROZ, quando tive os meus primeiros contatos com o abecedario de  A até  Z. A  Cartilha " Caminho
Suave" foi  o meu Primeiro Livro de Inicio com as Primeiras Letras : - Vogais e Consoantes !!! E posteriormente  usavamos  o Tradicional Livro : -
DÉBORA,  para  Conhecimentos Gerais, Estudos Sociais ( História e Geografia ); que era o Livro Didatico usado pelo MEC ( Ministério da Edu-
cação  e Cultura ) em todo Brasil !!!
As Primeiras Matérias Curriculares eram  a Lingua Pátria ( Portugues Brasileiro), Aritmética, Desenho Geométrico,Estudos Sociais, Religião,
Educação Moral e Civica, Educação Artistica , e Conhecimentos Gerais !!! Nesta Época  o BRASILenfrentava  uma Ditadura Militar na Politica
no Geverno Federal !!!
Aprendemos a Cantar o Hino Nacional Brasileiro, que tambem era cantado semanalmente, e tambem com Asteamento da Bandeira do Brasil  !!!
Alem de  exercitarmos   o Uso das Letras de A até Z, aprendendo a Ortografia da Lingua Portuguesa Brasileira e a  Gramatica. A Caligrafia
era exercitada no caderno e  no Quadro Negro !!! Existia um Livro Entitulado : - Caderno de Desenho Cópia , usado para incentivar  boas ilustrações
 de cada caderno, das diversas Matérias estudadas por cada aluno individualmente. E com a Prática  do Aprendizado da Aritmética com as  4 ope-
rações : - Adição, Subtração, Multiplicação, e Divisão ; eram feitas com brincadeiras ( ludismos) e gincanas com os numeros , entre os Alunos em
Sala de Aula. O Calendario Escolar Anual era pautado    nas Efemérides ( Datas Comemorativas) : - Civicas, Históricas, Religiosas, e Folcloricas !!!
E tambem existiam as Quermesses Tradicionais, promovidas mensalmentes pelo Gremio Estudantil, para com as rendas geradas , serem usadas
em Excursões dos Alunos, para Festas de Finais de Ano, e ou para serem usadas  pelo caixa escolar a A.P.M. ( Associação de Pais e Mestres) no
Uso de pequenas Conservações e Reformas no Prédio da Escola !!! Os Castigos ( Disciplinas ) usavam-se ainda as palmatoras, os milhos  no chão
para criança ficarem ajoelhadas, nos cantos das salas de aulas, ou atraz das portas , ou ficavam escrevendo nas paredes nos corredores da Escola!!!
Já existia a suspenção da Diretoria, como castrigo  ( disciplina ), para os alunos irreverentes e rebeldes !!! Os puchões de orelhas  como punição, era
algo comum feito pelos (as) professores (as) ; as reguadas nas costas ou nas cabeças dos alunos, como castigo aplicados pelos profesores (as), ou
os cascudos ou cloques , nas cabeças dos alunos, aplicadas por inumeros professores (as) !!! Portanto a disciplina ( castigos ) eram muitos severos
, naquela época !!! Mas  existia mais respeito  aos professores (as), doque Hoje !!!
Ainda  estavamos com o inicio da eletricidade, na Vida Urbana; e tambem estavam começando a asfaltarem a Cidade!!!
Em  1965, Eu já estava no 2° Ano do Curso Primario no Grupo Escolar " Dr. Alvaro Guião."  Fui aprovado, mas com  dificuldades na matéria de Arit-
mética !  Sabe? Existiam os Boletins de Notas, que mensalmente , Os Pais precisavam assina-Los. Por estarem cientes  da situação particulares de
seus filhos  em sala de aula. E  tambem  os Pais  eram  convocados  para participarem  trimestralmente das Reuniões da A.P.M. ( Associação de
Pais  e Mestres ) para Integração e Interatividade dos Pais do Desenvolvimento Escolar de Seus Filhos no Aprendizado !!! Tinhamos Notas até pelo
Nosso Comportamento, de avaliação , que ía de  0 ( Zero)  ao 10  !!! Porem  , geralmente não eram os alunos mais comportados, que tinham as me-
lhores  notas ou rendimentos escolares, doque um aluno mais comportado !!!
Agora no 2° Ano do Curso Primario ( Grupo Escolar ), Eu era aluno da Classe da Professora :- ANITA , Esposa  do Sr. ANIBAL, Proprietario do Arma-
zem de Secos  & Molhados, na Rua  Xv. de Novembro - Centro, da Cidade de Andradina, neste ano de   1965 . Quando Eu tinha alguma dificuldade
na produtividade e rendimento escolar, em alguma matéria curricular,  a Minha Mãe, como era amiga da Professora ANITA, Eu tinha Aulas particu-
lares de reforço escolar na casa da Professora !!! Mesmo assim, passei de Ano, raspando em Aritmética, no Final  do Ano Letivo !!!
No Ano  de 1966, já no  3 ° Ano do Curso Primario ( Grupo Escolar ), Eu tinha e sentia muita dificuldade com a Matéria de Aritmética, principalmente
com a operação de multiplicação, com os Exercicios da Tabuada , que eram feitas em Problemas de Raciocinios Abstratos  diversos !
E foram aumentando as sequencias  de  outros problemas com raciocinios  abstratos mais complicados com as  4 operações da Aritmética , e cada
vez mais acelerados. E Eu   sentia muita dificuldades para acompanhar o progresso sucessivo, de toda  Classe, neste  3 ° Ano do Curso Primario (Gru -
po Escolar ) !!! No  3 ° Ano  do Curso Primario ( Grupo Escolar), Eu tinha nesta  Série como Professora de Classe a Professora Sra.  ODÉTI CHAR,
que era muito enérgica  e não dava moleza para os alunos mais lentos, não !!! Então, no Final do Ano 1966, nos Exames de final de Ano, fiquei repro-
vado na Matéria de Aritmética
No Proximo Ano de 1967 caí na Classe da Professora  MARIA ATÚI , que tambem  era  muito brava e enérgica, como a professora anterior !!!
Mas com um diferencial, Ela fazia com muita criatividade e didatica, de professora competente, que era, com que os  outros alunos mais fortes,
em alguma matéria, que  eles ensinassem  os alunos mais fracos em uma outra matéria !!! E tambem promovia  aulas de reforços escolares, nos
finais de semana, ou em algum feriado. Com Trabalhos  para serem feitos em Casa e em Grupo de Varios Alunos !!!  E tambem dava pontos posi-
tivos aos alunos  que dessem aulas de reforços, nas matérias que outros tinham mais dificuldades. E quando um aluno Melhorasse de notas num
mes posterior, esse aluno era presenteado ou graficado, de alguma forma  !!! Passei a achar  as Aulas mais  e mais Alegres e mais Prazeirosas !!!
E menos massantes como no ano anterior, que não conseguia acompanhar a velocidade acelerada, dos diversos tipos de  problemas de Aritmética,
que não conseguia acompanhar a progressão, dos restantes colegas da  3 ° Ano Anterior !!! Como Eu era um  Aluno repetente no Ano de 1967, Eu
recebia muitas váias e gozações dos alunos, que as vezes tiravam notas ainda melhores doque as as minhas notas !!!
No Ano 1968 fui para o  4° Ano do Curso Primario ( Grupo Escolar ) !!! Que era o Ultimo Ano do Grupo Escolar ( Primario ), quando se recebia   Um
Certificado de Final de Ano  ( Letivo ), desta primeira etapa no Aprendizado de Alfabetização !!!
A Professora do 4° Ano do Grupo Escolar ( Curso Primario) era a Professora DEISE QUEIROZ !!! Com muito esforço que Eu fiz procurando estudar
mais e fazer as tarefas de casa, pude terminar o 4° Ano do Grupo Escolar  ( Curso Primario ), na Escola : - Grupo Escolar Dr. Alvaro Guião !!!
Sim, foi Alegre e Legal !!! Mas passei raspando raspando novamente na matéria de Aritmética. Sabe? O que mais me transformava na minha Vida
Particular e Pessoal era na Vida Social !!! Fiz muitas Amizades e tive uma Socialização repletas  de alegrias e recreações !!!
O Meu dia-a-dia no Grupo Escolar ( Curso Primario) era de bons dialogos com os Funcionarios do Grupo Escolar " Dr. Alvaro Guião ".
O Sr.Jacinto era um Servente da Escola, que era muito Atencioso e Cordial com todos os Alunos !!! O Diretor do Grupo Escolar " Dr. Alvaro Guião "
era o Sr. NESTOR, durante  estes  4 anos Letivos , que estudei por lá !!! A   DONA ANTONIA era  uma Servente, tambem muito atenciosa e cordial,
com todos os alunos, principalmente com as  Meninas !!! Ao lado do Grupo Escolar " Dr. Alvaro Guião", sempre existiu a Sorveteria do Valter Galli !!!
Sabe? Como Eu era ainda uma Criança, gostava muito de Brincar e de Me Divertir !!! Brincava de Salva; de Corrente Pega a Gente;de Pé-na-Lata;
de Esconde-Esconde; e as vezes de Bola ( Queima ) até com as Meninas !!! E nos Recreios Escolares sempre fiz novas amizades e conservei as
antigas !!! Sempre gostei de participar dos Eventos Cívicos Escolares no Grupo Escolar, tais como : -Asteamentos das Bandeiras e Canticos do
Hino Nacional !!! Apesar  de naquela época  Eu ter uma forte  baixa-imagem e estima, procurava escrevendo :- Como Vencer o Pessimismo !!!
Com um complexo de inferioridade grande, por causa de apelidos pejorativos, que eram comuns; tais  como os Bulliyng existente de Hoje , em dia !!!
Comecei a Ler e Reler sobre assuntos de: - Autonomia Estudantil, Técnicas Comerciais, Desenhos Técnicos, Eletronica e Artes Industriais !!!
E fui me auto-compensando, e buscando uma super compensação cultural e intelectual; assim terminei o Curso Primario ( Grupo  Escolar )
com Muito Otimismo e Entusiasmo no Coração e na Mente !!! Com Coragem para começar o Curso da Admissão ou Curso Intemediário, que é
Hoje a  5ª Série do Ensino Fundamental   !!! E em 1969 Iniciei o Curso da Admissão ( Curso Intermediário), no Prédio da Maçonaria, de Andradina
-Sp;lá Eu tive  2 magnificos professores, que foram o Professor: - Sr. DORIVAL TARELHO e a Professora Sra. ROSALINA GAVA. Ele era um excelente
professor de matematica e Ela uma excelente professora de Portugues ( Programa de Vernaculo) e  de Estudos  Sociais (  História e Geografia ) !!!
Com muita  Fé em Deus e Esforço Proprio, terminei  o Grupo Escolar ( Curso  Primario ) !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário